Quando a vida se mudou para dentro de casa.


No auge da pandemia, muitos de nós nos sentimos exatamente como a metáfora descreve: "fechados no basement aguardando esse furacão passar. Não sabemos o que vamos encontrar lá fora quando a porta for aberta ou quando vierem nos resgatar". Em um mundo exterior caótico, o único lugar seguro para se estar era em casa. Mas o que fazer quando a nossa casa também se torna o nosso único mundo?

É aqui que o projeto mais importante da nossa vida se tornou urgente: a construção do nosso vilarejo interior. A vida é a construção desse vilarejo único, e cada pessoa tem a chance de ser o arquiteto da própria existência.

O conhecimento que você busca é a planta desse vilarejo. As ferramentas e as peças, que você encontra na terapia, são os materiais de alta qualidade que dão estrutura ao projeto. Mas, para que as paredes fiquem firmes, o material precisa ser manuseado e a sua aplicação precisa ser sentida e vivida. É nessa prática que o autoconhecimento se aprofunda e o projeto sai do papel.

Nessa construção, eu não sou a construtora, mas a colaboradora essencial. Não construo por você, mas te ajudo a usar as ferramentas da neuropsicanálise e das Teorias Cognitivas para que você possa perceber a sua própria força para superar cada desafio. O processo é uma via de mão dupla, onde a força da colaboração se une à força do indivíduo.

E assim, dia após dia, a sua saúde mental e qualidade de vida tomam forma. As casas se tornam lares, as ruas se transformam em caminhos para o futuro, e o seu vilarejo interior se torna um lugar seguro, sólido e livre, onde você pode, finalmente, ser quem você é.

O vídeo a seguir é o registro de uma conversa que tivemos sobre como começar essa construção, com ferramentas para o planejamento, a produtividade e o cuidado com a qualidade de vida, mesmo em meio à incerteza.

Se a pandemia nos forçou a olhar para o nosso vilarejo interior, a grande questão agora é: o que acontece quando alcançamos o sucesso lá fora? No próximo folhetim, vamos além do desempenho e exploramos a jornada em busca de um propósito.


Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ErCYTmdDns4&t=971s 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindo(a) ao Subjectiva Blog!

Como transformar a autocrítica em uma aliada?

Qualidade de Vida - A Resiliência Integral.